1 de dez. de 2009

Tempo livre/01.

Nesse sábado, fui encontrar com Ilca e Suellen. Fomos bater perna no Saara. Eu tinha dito a elas que não me fizessem gastar nada, se não, teria que pagar com o corpo. Haha. Que pindaíba!

Enfim, fomos ao Saara, andamos pra caramba, eu fiquei louca com os enfeites de Natal (adoro) e acabei comprando alguns imãs para geladeira (também adoro). Pra variar, achei coisas - porque quando ando por aí, ou acho dinheiro ou acho coisas. Achei uma caneta (sim, funciona!) e outras bobagens.

Bom, Ilca e Suellen comentaram comigo sobre como estão as coisas na empresa e também sobre como está a nova funcionária, a Mariza (com Z mesmo).

Um resumo do que eu soube:
* Todos acham que ela tem a voz irritante;
* Tem déficit de atenção ou algo do tipo, pois pergunta a mesma coisa várias e várias vezes.
* Não possuía quase nenhum documento. CPF, RG, nem título. E isso, já há uns anos. Como será que ela votava??
* Não consegue realizar quase nenhuma tarefa sozinha.

Depois do que eu soube, fiquei pensando. Como estou com muuuuuito tempo livre, acabei formulando algumas teorias para o jeito da Mariza de ser e tudo mais.

A seguir, minha lista de teorias:

* Teoria 01: Mariza trabalhava com Logística, até que teve um caso com o chefe. Depois ele a deixou, ela surtou, tacou fogo na empresa, tentou esfaquear o ex-chefe e finalmente foi presa e condenada. No incêndio, os documentos dela foram queimados e, por isso, ela não tinha nada. Na prisão, Mariza aprendeu a ter esse tom de voz irritante. Foi a forma encontrada por ela (inconscientemente) para que as outras presas a deixassem em paz. Gentem, poderia ter arrumado uma faca, né? Mas essa voz, ninguém merece!! Graças a influência de seu ex-chefe, Mariza cumpriu vários anos de pena. Ninguém se sensibilizou com sua história. Após ser solta, Mariza se viu sem perspectivas, até que alguém comentou sobre uma empresa em Colégio, onde ela poderia trabalhar novamente com Logística. Daí, ela conseguiu o endereço e foi entrevistada por Bento, omitindo, claro, seu passado obscuro.

* Teoria 02: Mariza trabalhava com Logística, até que o trabalho excessivo a deixou muito estressada e ela acabou tendo uma crise nervosa. O quadro se agravou e Mariza ficou impossibilitada de trabalhar e até mesmo de falar sobre Logística. No ponto mais alto do surto, ela "doou" sua carteira a um morador de rua, com documentos e tudo, razão pelo qual não dispõe de RG, CPF e outras cositas más. Mariza foi internada num hospital psiquiátrico, mais precisamente no famoso Pinel, localizado em Botafogo, onde passou vários anos internada como indigente e quase sem contato com a realidade. Até que um médico revolucionário decidiu lhe dar alta e ainda a recomendou a várias empresas. O médico, que era conhecido de Bento, a indicou para ele como "uma profissional altamente qualificada". Quando Bento decidiu chamá-la para uma entrevista, as enfermeiras arranjaram roupas adequadas para ela e o médico sugeriu que ela dissesse que havia ficado tanto tempo fora do mercado de trabalho por conta de "questões estritamente pessoais e certos problemas familiares", mas que tudo estava resolvido. E foi o que ela fez.

* Teoria 03: Bento estava num bar situado nas imediações da Tijuca, quando uma mulher maltrapilha, fedorenta e descabelada apareceu lhe pedindo uma refeição. Bento teve um momento de piedade para com a mendiga e lhe pagou um jantar. A mulher sentou-se e começou a lhe contar que estava nessa situação porque havia trabalhado numa empresa que faliu e não pagou o que lhe devia. Cheia de dívidas e sem ninguém para ajudá-la, acabou na rua, onde perdeu todos os documentos (menos a certidão de casamento) e também a dignidade. Ao indagá-la sobre que empresa era essa, a mulher chamada Mariza, apenas comentou com Bento que era uma empresa de Logística de grande porte. "Ah, mas você já trabalhou com Logística?? Então, você precisa aparecer na empresa onde eu trabalho. Eu posso até arranjar um emprego lá pra você. Só preciso que você consiga boas roupas para a entrevista e dê um jeito de preparar um currículo". Então, Mariza viu renascer a esperança em sua vida. Bento lhe deu algum dinheiro para que fosse numa lan house e alguém preparasse um CV para ela. As roupas, Mariza conseguiu junto ao Exército da Salvação.

* Teoria 04: Igual a teoria 03, sendo que a verdade é que Mariza nunca trabalhou com Logística. Ela só conhecia o nome porque era como se chamava sua terceira irmã por parte de pai. Mariza foi parar na rua depois que seu marido a largou para fugir com uma stripper chilena chamada Mercedes. Ela entrou em depressão e não teve mais condições de trabalhar como locutora de supermercado. Depois que foi morar na rua, Mariza nunca mais teve a mesma voz - que se transformou de voz aveludada para voz irritante. Quando foi até a lan house, a mando de Bento, o atendente, bastante solidário, teve que inventar um currículo, baseado em informações confusas que ela forneceu. Ele inventou os nomes das empresas e pesquisou no Google para saber o que diabos era Logística.

* Teoria 05: Mariza foi criada por pais que eram artistas de circo. Quando jovem, se apaixonou pelo palhaço do tal circo e se casou com ele. Mas o palhaço a deixou depois que achou que ela não tinha talento para a vida artística. Ele a largou pela trapezista, que adorava segurar uma barra mais do que qualquer outra coisa. Mariza deixou o circo e guardou apenas a certidão de casamento como recordação de seu relacionamento - seus outros documentos, ela jogou fora, num acesso de raiva. Depois disso, ela teve uma vida errante, até que foi indicada ao Bento pelo vizinho do amigo da quinta ex-mulher dele, que inclusive, a ajudou a preparar um currículo falso - mas bem impressionante. Antes de ir para a Icsel, Mariza trabalhava como "a mulher que engole fogo" numa famosa boate de Copacabana - fato este que não faz jus a opinião de seu ex-marido de que não tinha talento para a vida artística.


Alguém detenha essa imaginação, hahaha.

Um comentário:

Gledson Vinícius disse...

É sempre bom receber pessoas em nossa casa... Estou, agora, conhecendo a sua "casa digital", e fico grato por ter gostado dos contos lá do porão do GV. Estarei por aqui outras vezes lendo sua imaginação!!!! Não a detenha!!!!!!


Ass: Gledson V. da S. Machado
www.poraodogv.blogspot.com